A Faculdade de Pindamonhangaba recebeu na noite desta quinta-feira, 09 de junho, a mesa redonda "Inovação na Educação", que compõe o curso "Arte de Aprender: o papel do educador", promovido pelo Programa RAIS - Rede de Aprendizagem e Inovação em Sustentabilidade.
O evento teve o objetivo de promover o reconhecimento de algumas soluções educativas inovadoras do Vale do Paraíba e também trocar experiências entre os presentes.
A mesa redonda contou com a participação de Mara Novello Gerbelli, diretora do Instituto Pandavas de Monteiro Lobato; Benedito Mariano dos Santos, diretor da Escola Professor Expedito Camargo Freire, de Campos do Jordão; Graziela Mie Lopes, diretora da Escola Lumiar Internacional, de Santo Antônio do Pinhal e mediação de Eduardo Vitale (RAIS - Arte de Aprender).
Luis Otávio Palhari, presidente da FUNVIC - Faculdade de Pindamonhangaba-, abriu o encontro e comentou sobre a missão da instituição de ensino de “preparar o aluno através da ética, princípios e valores”.
Na ocasião, ele também falou do reconhecimento da FUNVIC nacional e internacionalmente, onde destacou os prêmios e certificações recebidas do Conselho Ibero Americano de Educação e também a atuação em projetos de sustentabilidade definidas pela UNESCO, já que a FUNVIC é sede da BFUCA, Federação dos Clubes UNESCO no Brasil.
Depois disso, Bruno Cavalcante, coordenador geral do projeto pela Evoluir, apresentou as atividades aos participantes. “O evento faz parte da Sociedade do Amanhã, uma iniciativa da Novelis e Evoluir. São três ações em Pindamonhangaba e Região, o Rais – Rede de Aprendizagem, Inovação e Sustentabilidade; Heróis em Ação e Nau dos Mestres”. Segundo ele, “através da mesa redonda, os convidados trazem referências práticas relacionadas com o tema inovação e educação. A nossa ideia é que haja troca de experiências e uma interação entre os participantes para apontar caminhos e estratégias para uma educação inovadora”, comentou.
Os integrantes da mesa redonda apresentaram as ações que são realizadas em suas escolas.
De acordo com Graziela Mie Lopes, diretora da Escola Lumiar Internacional, de Santo Antônio do Pinhal, “todos os projetos da Lumiar são planejados por tutores, mestres e estudantes e visam proporcionar espaço para que os alunos construam sua autonomia, partindo de questões que são significativas para eles”. “Desta forma, temos um envolvimento maior do aluno com a aprendizagem, já que a capacidade de argumentação é grande”, disse.
Mara Novello Gerbelli, do Instituto Pandavas de Monteiro Lobato, falou que “desde o início do instituto, em 1986, o foco é realizar trabalhos para a educação fundamental voltados para os valores humanos e cultura de paz. Um dos pontos principais é a educação ambiental, não somente para alunos da instituição como de outras escolas do município”.
Benedito Mariano dos Santos, diretor da Escola Prof. Expedito Camargo Freire, também resumiu as ações realizadas na instituição de ensino médio de período integral na cidade de Campos do Jordão. “Trabalhamos com o protagonismo juvenil como também sênior, com os professores. Nosso maior lance é a oportunidade de participação efetiva no dia a dia da escola, baseados em projetos de vida e mostrando o ponto forte do aluno”. “Atuamos com disciplina eletiva, projetos semestrais onde os alunos escolhem os temas para trabalhar, também tem o clube juvenil, que eles se organizam e desenvolvem as ações. Além de se divertirem, exercem a autonomia, liderança e trabalho em equipe”. “Os professores vivenciam a pedagogia com uma presença e aproximação maior com o aluno, através do dialogo para ajudá-lo no seu projeto de vida. Com esses trabalhos, os alunos se envolvem mais e tem gosto pelo estudo”, finalizou.
A RAIS é dedicada a promover um espaço de encontros periódicos para diálogos, integração, fortalecimento de elos e partilha de experiências, aprofundando os estudos e práticas de seus membros e parceiros.