O Dia mundial da Destruição das Armas, comemorado no dia 10 de junho, nos alerta para um dos temas centrais para a redução da violência. Criada pelo Professor italiano, Salvatore Mongiardo a data serve para reflexão e conscientização das pessoas sobre o tema.
Essa dia de conscientização foi lançado na italia e em vários países do mundo, em uma ação dentro dos objetivos e ideais da UNESCO, que propõe a cultura de paz, com o slogan "Construindo a Paz na Mente de Homens e Mulheres", o professor Salvatori convidou a FUNVIC, para promover esta campanha no Brasil, Sendo a FUNVIC Membro do Movimento de Clubes, Centros e Associações para a UNESCO.
Atualmente, mais de 600 milhões de armas de fogo circulam em todo o mundo e são responsáveis pela morte de milhões de pessoas por ano. Por isso o objetivo deste Dia Internacional do Desarmamento é retirar o maior número possível de armas de fogo de circulação, de forma a diminuir as mortes, os feridos e a violência em geral.
Cada país do mundo tem a sua legislação relativamente ao comércio e ao porte de armas. Com o aumento dos ataques terroristas a pressão sobre os governos para mudar a legislação aumenta, em países como os Estados Unidos, por exemplo. As iniciativas do dia do desarmamento variam de país para país. Entre elas destacam-se as marchas silenciosas de protesto contra as armas, os cortejos de homenagem a vítimas e a destruição de armas de fogo.
Segundo a ONU, o Brasil é o país onde mais se mata com armas de fogo.
Confira o Vídeo, saiba mais: 10 de JULHO DIA MUNDIAL DA DESTRUIÇÃO DAS ARMAS!