Muito cuidado com os alimentos neste período de calor intenso. As altas temperaturas aceleram a deterioração dos produtos alimentícios e favorecem a multiplicação de micro-organismos que causam doenças como diarreia, vômitos, náuseas e dores abdominais.
Essa preocupação deve ser constante, principalmente ao se alimentar fora de casa, ainda mais nos dias atuais, com a correria torna-se muito comum comer em restaurantes ou lanchonetes, não é mesmo?
Então, evite pratos que contenham queijos, pescados, carnes, iogurte, maionese, embutidos entre outros, pois esses produtos são perecíveis e se não forem guardados refrigerados de forma adequada podem causar muito mal para a saúde.
Além disso, analise a organização e a limpeza das instalações; as condições de higiene dos funcionários como uso de proteção nos cabelos, mãos com unhas curtas e limpas e uniformes limpos e conservados e tome cuidado com presença de moscas e sinais de outras pragas.
Se o estabelecimento não apresentar boas condições é melhor procurar outro lugar, pois além de correr riscos de pegar contaminação por alimento estragado, pode também pegar uma doença pela má higienização.
Lanchinho caseiro
Mas não é só na rua que você pode se contaminar com doenças causadas por micro-organismos. É preciso também tomar cuidado com a forma de conservação dos alimentos dentro de sua casa.
Mantenha-os sempre em recipientes bem tampados e protegidos do sol. O ideal é preparar o mais próximo do horário de consumo possível.
Neste calor evite alimentos muito perecíveis como queijo branco, embutidos, carnes, patês, tortas, maionese e bolos recheados. Prefira alimentos saudáveis como frutas, saladas e sucos.
Se for levar o lanchinho para comer no trabalho, por exemplo, mantenha em lugar seco e fresco, para que o alimento não estrague até a hora de ser consumido. Uma opção é utilizar uma bolsa térmica, desta forma vai garantir a boa conservação do produto.
