29 de agosto - Dia Nacional de Combate ao Fumo

Data de Publicação: 29/08/2018

Todo ano ele é um dos destaques do calendário de saúde, e cada vez mais provas mostram o quanto o cigarro faz mal. No entanto, estimativa da Organização Mundial de Saúde e do Instituto Nacional do Câncer dos EUA prevê cerca de 8 milhões de mortes anualmente até 2030.

Segundo o mesmo estudo, os gastos com os custos do tabagismo, em termos de produtividade e saúde pública, são da conta de mais de 1 trilhão por ano, ou seja, não é bom individualmente, e nem coletivamente. Por tudo isso, datas como a de hoje – 29 de agosto – Dia Nacional de Combate ao Fumo – sempre são importantes formas de alertar a respeito de algo que, absolutamente, não tem nenhum benefício.

O tabagismo é definido como uma doença crônica caracterizada pela dependência da nicotina, com diversas repercussões danosas ao organismo. Um terço da população mundial adulta é fumante, sendo comprovado por pesquisas que 47% dos homens e 12% das mulheres fumam. Três milhões de pessoas morrem no mundo por ano devido ao tabagismo, sendo que no Brasil, ocorrem 200 mil mortes por ano.

O cigarro pode causar diferentes tipos de câncer, doenças cardiovasculares, doenças respiratórias, impotência sexual, infertilidade, osteoporose, catarata, além de outros 50 tipos de doenças.

Segunda o Inca (Instituto Nacional de Câncer), a fumaça do cigarro contém mais de 4700 substâncias tóxicas, incluindo arsênico, amônia, monóxido de carbono, além de substâncias cancerígenas, corantes e agrotóxicos em altas concentrações.

No Brasil em dias atuais o tratamento do tabagismo tem como referência o Sistema Único de Saúde (SUS), sendo regulado por Portarias do Ministério da Saúde (Portaria nº 1.035/2004 e Portaria nº 442/2004) que ampliam o acesso da abordagem nos 3 níveis de atenção à saúde (básica, média e alta complexidade).

Esse modelo de tratamento é baseado na abordagem cognitivo comportamental possibilitando que o tratamento seja realizado em grupo ou individualmente, e tem como objetivo auxiliar o fumante a desenvolver habilidades que o auxiliarão a permanecer sem fumar. O apoio medicamentoso, quando necessário, é outro recurso usado no tratamento do tabagismo e disponibilizado na rede SUS.


Não obstante a isso, setores da sociedade civil mostram-se presente na temática de prevenção ao tabagismo, desde empresas, ONGs e ações individuais que realizam programas preventivos com intuito de conscientizar o indivíduo sobre consequências do tabaco à saúde.


Parar de fumar não é impossível. Confira aqui as dicas do Ministério da Saúde para se livrar deste vício e levar uma vida muito mais saudável!

Parada Imediata
Você marca uma data e nesse dia não fumará mais nenhum cigarro. Esta deve ser sempre sua primeira opção.

Parada Gradual
Você pode utilizar este método de duas formas:

Reduzindo o número de cigarros. Por exemplo: Um fumante de 30 cigarros por dia, no primeiro dia fuma os 30 cigarros usuais.
no segundo - 25
no terceiro - 20
no quarto - 15
no quinto - 10
no sexto - 5
O sétimo dia seria a data para deixar de fumar e o primeiro dia sem cigarros.

Retardando a hora do primeiro cigarro
Por exemplo: no primeiro dia você começa a fumar às 9 horas,
no segundo às 11 horas,
no terceiro às 13 horas,
no quarto às 15 horas,
no quinto às 17 horas,
no sexto às 19 horas,
no sétimo dia seria a data para deixar de fumar e o primeiro dia sem cigarros

A estratégia gradual não deve gastar mais de duas semanas para ser colocada em prática, pois pode se tornar uma forma de adiar, e não de parar de fumar. O mais importante é marcar uma data-alvo para que seja seu primeiro dia de ex-fumante. Lembre-se também que fumar cigarros de baixos teores não é uma boa alternativa. Todos os tipos de derivados do tabaco (cigarros, charutos, cachimbos, cigarros de Bali, etc) fazem mal à saúde.
Caso não consiga parar de fumar sozinho, procure orientação médica. Cuidado com os métodos milagrosos para deixar de fumar.

Voltar

Veja Mais:

Publicado em: 18/11/2014 00:00:00

'Novembro Azul' alerta para os cuidados com a saúde dos homens

Neste mês o alerta é para os homens com a campanha Novembro Azul. A FUNVIC – Faculdade de Pindamonhangaba, juntamente com a prefeitura de Pindamonhangaba realiza diversas atividades para a conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do c...

Ler mais

Publicado em: 16/11/2015 02:00:00

Francisco Chamorro é tetracampeão da Copa América de Ciclismo

A equipe de ciclismo de São José dos Campos (Carrefour FUNVIC Soul Cycling Team), fechou com "chave de ouro" a sua participação na edição 2015 da Copa América de Ciclismo, que teve seu final no domingo, dia 15 de novembro, em Botucatu (SP). Na geral, Francisco Chamorro ...

Ler mais

Publicado em: 22/06/2018 18:47:05

Inscrições para o ProUni no 2º semestre começam na próxima terça-feira

Estudantes interessados em concorrer a bolsas de estudo em instituições de ensino superior privadas podem consultar as vagas disponíveis na página do Programa Universidade para Todos (ProUni). As inscrições poderão ser feitas de 26 a 29 de junho. Ao todo, serão ofertad...

Ler mais

Publicado em: 16/04/2019 19:09:43

Pré-seleção da lista de espera é prorrogada para o dia 30 de abril

Os estudantes que se inscreveram no processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do primeiro semestre de 2019 devem ficar atentos: o prazo para pré-seleção de candidatos participantes da lista de espera, que se encerraria nessa última quarta-feira, 10, foi...

Ler mais

Publicado em: 11/12/2018 16:11:57

Dezembro Laranja quer conscientizar para prevenção ao câncer de pele

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) lançou no início do mês a campanha Dezembro Laranja. O objetivo é estimular a população para a prevenção e o diagnóstico do câncer de pele, o mais comum no Brasil. Em 2018, o tema da campanha é “Se exponha, mas não se ...

Ler mais

Publicado em: 08/06/2016 03:00:00

Dentes saudáveis podem contribuir para uma imagem de sucesso

Um sorriso bonito e saudável é um verdadeiro cartão de visitas. Estudos realizados por pesquisadores em Londres mostraram que os dentes de uma pessoa podem influenciar no sucesso da vida dela. Aquelas que apareciam com dentes cariados ou manchados eram qualificadas desfavor...

Ler mais
Update cookies preferences