Dezembro Laranja quer conscientizar para prevenção ao câncer de pele

Data de Publicação: 11/12/2018

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) lançou no início do mês a campanha Dezembro Laranja. O objetivo é estimular a população para a prevenção e o diagnóstico do câncer de pele, o mais comum no Brasil. Em 2018, o tema da campanha é “Se exponha, mas não se queime”. As ações da campanha incluem iluminação de monumentos, iniciativas de conscientização em praias e parques com distribuição de filtro solar, entre outras.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), 30% de todos os tumores malignos do Brasil correspondem ao câncer de pele. Para o biênio 2018 a 2019, a estimativa é de 165.580 mil novos casos de câncer de pele não melanoma – uma redução de 10 mil casos em relação ao biênio anterior. A expectativa é que a doença acometa mais homens (85.170 mil) do que mulheres (80.410 mil).

Segundo a SBD, de dezembro deste ano a março de 2019, durante todo o verão, serão promovidas ações e atividades de informação na internet, ruas, praias e parques. As recomendações básicas incluem a adoção de medidas fotoprotetoras, como evitar os horários de maior incidência solar (das 10h às 16h); utilizar chapéus de abas largas, óculos de sol com proteção UV e roupas que cubram boa parte do corpo; procurar locais de sombra e manter hidratação corporal. É necessário ainda usar protetor solar com fator 30 (no mínimo) diariamente, reaplicando a cada duas a três horas ou depois de longos períodos na água.

De acordo com o médico dermatologista da SBD, Curt Treu, existem diferentes tipos da doença que podem se manifestar de formas distintas, sendo os mais comuns denominados carcinoma basocelular e carcinoma espinocelular (chamados de câncer não melanoma) e o terceiro tipo, o melanoma, que não é o mais incidente, mas é o mais agressivo e letal.

“Se diagnosticado precocemente pode ter uma chance de cura superior a 90%. Mas normalmente o tratamento é cirúrgico, removendo a lesão com uma margem de segurança adequada. Para alguns tipos iniciais e superficiais há outros tratamentos não cirúrgicos, como uma curetagem, uma crioterapia (com nitrogênio líquido), ou fotodinâmica, no qual é usado um medicamento absorvido pelo tumor e em seguida é colocada uma luz específica que queima o tumor”, disse.

Em todos os tipos de câncer de pele a principal causa é a exposição excessiva ao sol. O câncer de pele pode aparecer como uma mancha ou pinta de cor castanha a escura, como um nódulo avermelhado, cor da pele e brilhoso, ou como uma ferida nova que não cicatriza, ou que machuca até mesmo com a passada de uma toalha.

Segundo Treu, existe uma regra, chamada pelos dermatologistas de ABCDE, que ajuda a avaliar se a lesão sinaliza um possível câncer de pele. Quando há assimetria e metade da pinta não combina com a outra metade, com formato e cor diferentes; bordas irregulares, dentadas, com sulcos ou interrupções abruptas na cor; cor diferente em toda pinta, quando muito escuras podem indicar malignidade; diâmetro, quando a lesão cresce rápido e ultrapassa os seis milímetros; e a evolução da pinta em curto período de tempo, normalmente de um a três meses.

“Os fatores genéticos também podem causar o câncer de pele, mas o principal fator é a exposição aos raios ultravioleta. As pessoas muito claras, loiras ou ruivas de olhos claros, são as mais propensas a ter a doença. Também aquelas que tiveram intensa exposição acumulada ao sol, com atividades de trabalho ou recreacionais no sol.”

A SBD alerta ainda para a necessidade de proteção mesmo em dias nublados, além de consultas regulares ao dermatologista. É importante ainda examinar os familiares, porque as lesões podem aparecer em locais impossíveis de ver sozinho.

Voltar

Veja Mais:

Publicado em: 23/03/2016 03:00:00

Torcedor da FUNVIC/Taubaté já pode garantir ingresso para a semifinal

Por uma vaga na final da Superliga Masculina 2015/2016, a FUNVIC/Taubaté recebe no sábado (26 de março), no ginásio do Abaeté, às 11h30, a equipe do Vôlei Brasil Kirin. O encontro será pela primeira partida da série melhor de três da semifinal do torneio. O torcedor ...

Ler mais

Publicado em: 22/03/2017 03:00:00

Ciclismo FUNVIC tem ótimo começo na Espanha

O ciclista Murilo Ferraz Affonso, da FUNVIC/Brasil Pro Cycling, de São José dos Campos, é o primeiro líder das classificações de montanha e de sprint da 97ª edição da Volta à Catalunha, que teve seu início nesta segunda-feira (20), com um percurso de 178,3 km, com l...

Ler mais

Publicado em: 24/10/2016 02:00:00

Vôlei FUNVIC conquista tricampeonato Paulista em final emocionante

O Vôlei FUNVIC/Taubaté conquistou o tricampeonato do Campeonato Paulista na noite de sexta-feira (21). Jogando no ginásio do Abaeté, com apoio de sua torcida, a equipe reverteu o resultado negativo do primeiro jogo, venceu a partida por 3 seta s 1, e no golden set marcou 2...

Ler mais

Publicado em: 26/02/2019 00:01:52

Comunicado: Carteirinha 2019

As datas para solicitação da carteirinha de estudante para este ano de 2019 ainda não foram definidas. Assim que tivermos as datas elas serão divulgadas em nossos sites e mídias sociais (facebook e instagram). O link que está circulando em grupos de whatsapp é refente a...

Ler mais

Publicado em: 25/04/2019 12:26:00

Centro Clínico realiza atendimento nutricional ambulatorial à população de Pindamonhangaba

Mais um curso da FUNVIC - Faculdade de Pindamonhangaba realiza atendimento gratuito no Centro Clínico. Agora é vez do curso de nutrição realizar atendimento nutricional ambulatorial da população em geral, abordando casos de obesidade, diabetes, hipertensão, dislipidemia...

Ler mais

Publicado em: 12/02/2016 02:00:00

FUNVIC realizou nesta quinta sua segunda formatura

Muitos familiares e amigos prestigiaram nesta quinta-feira, 11 de fevereiro, a segunda noite de formatura da FUNVIC – Fundação Universitária Vida Cristã. A colação de grau aconteceu para os alunos que concluíram os cursos de Educação Física, Processos Químicos, Si...

Ler mais
Update cookies preferences