Dezembro Laranja quer conscientizar para prevenção ao câncer de pele

Data de Publicação: 11/12/2018

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) lançou no início do mês a campanha Dezembro Laranja. O objetivo é estimular a população para a prevenção e o diagnóstico do câncer de pele, o mais comum no Brasil. Em 2018, o tema da campanha é “Se exponha, mas não se queime”. As ações da campanha incluem iluminação de monumentos, iniciativas de conscientização em praias e parques com distribuição de filtro solar, entre outras.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), 30% de todos os tumores malignos do Brasil correspondem ao câncer de pele. Para o biênio 2018 a 2019, a estimativa é de 165.580 mil novos casos de câncer de pele não melanoma – uma redução de 10 mil casos em relação ao biênio anterior. A expectativa é que a doença acometa mais homens (85.170 mil) do que mulheres (80.410 mil).

Segundo a SBD, de dezembro deste ano a março de 2019, durante todo o verão, serão promovidas ações e atividades de informação na internet, ruas, praias e parques. As recomendações básicas incluem a adoção de medidas fotoprotetoras, como evitar os horários de maior incidência solar (das 10h às 16h); utilizar chapéus de abas largas, óculos de sol com proteção UV e roupas que cubram boa parte do corpo; procurar locais de sombra e manter hidratação corporal. É necessário ainda usar protetor solar com fator 30 (no mínimo) diariamente, reaplicando a cada duas a três horas ou depois de longos períodos na água.

De acordo com o médico dermatologista da SBD, Curt Treu, existem diferentes tipos da doença que podem se manifestar de formas distintas, sendo os mais comuns denominados carcinoma basocelular e carcinoma espinocelular (chamados de câncer não melanoma) e o terceiro tipo, o melanoma, que não é o mais incidente, mas é o mais agressivo e letal.

“Se diagnosticado precocemente pode ter uma chance de cura superior a 90%. Mas normalmente o tratamento é cirúrgico, removendo a lesão com uma margem de segurança adequada. Para alguns tipos iniciais e superficiais há outros tratamentos não cirúrgicos, como uma curetagem, uma crioterapia (com nitrogênio líquido), ou fotodinâmica, no qual é usado um medicamento absorvido pelo tumor e em seguida é colocada uma luz específica que queima o tumor”, disse.

Em todos os tipos de câncer de pele a principal causa é a exposição excessiva ao sol. O câncer de pele pode aparecer como uma mancha ou pinta de cor castanha a escura, como um nódulo avermelhado, cor da pele e brilhoso, ou como uma ferida nova que não cicatriza, ou que machuca até mesmo com a passada de uma toalha.

Segundo Treu, existe uma regra, chamada pelos dermatologistas de ABCDE, que ajuda a avaliar se a lesão sinaliza um possível câncer de pele. Quando há assimetria e metade da pinta não combina com a outra metade, com formato e cor diferentes; bordas irregulares, dentadas, com sulcos ou interrupções abruptas na cor; cor diferente em toda pinta, quando muito escuras podem indicar malignidade; diâmetro, quando a lesão cresce rápido e ultrapassa os seis milímetros; e a evolução da pinta em curto período de tempo, normalmente de um a três meses.

“Os fatores genéticos também podem causar o câncer de pele, mas o principal fator é a exposição aos raios ultravioleta. As pessoas muito claras, loiras ou ruivas de olhos claros, são as mais propensas a ter a doença. Também aquelas que tiveram intensa exposição acumulada ao sol, com atividades de trabalho ou recreacionais no sol.”

A SBD alerta ainda para a necessidade de proteção mesmo em dias nublados, além de consultas regulares ao dermatologista. É importante ainda examinar os familiares, porque as lesões podem aparecer em locais impossíveis de ver sozinho.

Voltar

Veja Mais:

Publicado em: 11/10/2016 03:00:00

Ciclista FUNVIC vence Circuito Montanhês

O ciclista Alex Diniz, da FUNVIC Soul Cycles & Carrefour, de São José dos Campos, que está em fase final de preparação para duas competições na China, foi o grande vencedor da edição 2016 do Circuito Montanhês de Ciclismo, realizado no domingo (9), em um percurso...

Ler mais

Publicado em: 28/02/2019 19:56:45

Oportunidade de Estágio

O Governo do Estado, por meio da EGAP (Escola de Governo), da Secretaria da Fazenda e Planejamento, e o CIEE (Centro de Integração Empresa Escola) abriu dia dia 25, as inscrições para o processo seletivo de estagiários de nível médio, técnico e superior em órgãos e e...

Ler mais

Publicado em: 23/02/2018 15:19:06

FUNVIC realiza cerimônia de colação de grau

Depois de muito estudo, esforço e dedicação dos alunos, aconteceu na noite de quarta-feira, a formatura da FUNVIC – Faculdade de Pindamonhangaba. A cerimônia de colação de grau dos cursos de: Enfermagem, Engenharia de Controle e Automação, Tecnologia em Automação I...

Ler mais

Publicado em: 24/01/2017 02:00:00

Recadastramento para isenção do pedágio da Estrada do Atanázio termina dia 31

Pessoas que estudem e ou trabalhem de forma permanente em Pindamonhangaba, que residem e têm o veículo licenciado em outra cidade, e que utilizam a estrada do Atanázio (acesso ao bairro Feital), devem fazer o recadastramento para isenção da taxa de pedágio até o dia 31 ...

Ler mais

Publicado em: 24/02/2016 03:00:00

Começa troca de ingressos para jogos da FUNVIC na Superliga de Vôlei

A Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura de Taubaté dá inicio nesta quarta-feira, dia 24, a troca de ingressos para dois jogos da FUNVIC/ Taubaté, na Superliga Nacional de Vôlei, no ginásio do Abaeté. Os confrontos são com Juiz de Fora, nesta quinta-feira, dia 25,...

Ler mais

Publicado em: 15/12/2016 02:00:00

Fisioterapia: reabilitação para ossos e músculos

Quando alguém sofre um acidente ou uma fratura já se pensa na fisioterapia para a recuperação dos movimentos do corpo, pois a reabilitação ajuda no fortalecimento dos ossos e músculos. Mas o que poucos sabem é que o leque de tratamento através da fisioterapia é imens...

Ler mais
Update cookies preferences