Um sorriso bonito e saudável é um verdadeiro cartão de visitas. Estudos realizados por pesquisadores em Londres mostraram que os dentes de uma pessoa podem influenciar no sucesso da vida dela.
Aquelas que apareciam com dentes cariados ou manchados eram qualificadas desfavoravelmente como menos inteligentes, menos populares e menos ajustados. Por outro lado, os que tinham dentes bem cuidados, foram avaliados como mais atraentes e bem-sucedidos.
E sem dúvida a prevenção é a forma mais econômica de impedir o surgimento de doenças bucais. Tal conselho vale tanto para os adultos como também para as crianças, que devem ser ensinadas desde pequenas de como fazer a escovação correta. O ideal é que seja feita pelo menos 3 vezes ao dia ou após as refeições e também que seja utilizado fio dental.
Um dos problemas mais comuns está relacionado com as cáries, que correspondem à deterioração causada nos dentes devido a má higienização bucal e também por questões hereditárias.
Vários fatores podem vir a ocasionar as cáries, mas o consumo de açúcares e amido, juntamente com a irregular pouca escovação dos dentes, são os principais motivos do aparecimento dessa patologia.
Apenas os dentistas podem confirmar se o dente está ou não cariado, pois essa alteração se dá abaixo da superfície dentária. Por isso é importante fazer consultas periódicas.
Também é importante ingerir menos carboidratos; optar por produtos de higienização bucal que contenham flúor; aumentar a ingestão de cálcio; utilizar enxaguatórios bucais após escovar os dentes antes de dormir e fazer uma escovação por cerca de 5 minutos.
Sabia que alguns alimentos podem contribuir para evitar as cáries? São eles: Morango, espinafre, queijo, maçã, salmão, pepino, leite, pera, brócolis, castanha do Pará, cenoura, hortaliças, ovo, nozes, frango, água, cebola e uva passa.
