No final do mês de julho, aconteceu no Campus Dutra da FUNVIC – Faculdade de Pindamonhangaba -, a Semana de Planejamento Pedagógico Universitário, uma atualização dos professores, visando cada vez mais uma educação de qualidade e diferenciada aos alunos, e também como boas vindas aos segundo semestre que se inicia.
Antes de iniciarem as atividades, o capelão Gabriel Aquino da Cruz fez uma oração e na sequência foi dada a palavra ao presidente da instituição de ensino, Luís Otávio Palhari, que fez uma explanação sobre atitudes e comprometimento, bem como educação por princípios, visando qualidade educacional, dentre outros assuntos pertinentes aos educadores.
Na ocasião, foi apresentada a inclusão na grade curricular de todos os cursos da FUNVIC da Língua Brasileira de Sinais – Libras, um decreto publicado pelo MEC para inclusão social das pessoas com deficiência auditiva, dando-lhes o acesso à comunicação, informação e à educação.
Os professores presentes tiveram seu primeiro contato com a Língua Brasileira de Sinais com a professora Fernanda Gonçalves de Carvalho, Especialista em Língua Brasileira de Sinais, que fez a introdução ao Estudo de Libras. Para ela, “espera-se que a introdução da LIBRAS nos cursos de graduação, promova a inclusão e a difusão da Língua em nossa sociedade. Os futuros profissionais que atuarão no mercado de trabalho, terão a oportunidade de disseminar a LIBRAS tornando-a presente na vida social, política e econômica, contribuindo para a construção de uma sociedade inclusiva”, disse.
Segundo a especialista, “a FUNVIC está empenhada em capacitar seus colaboradores na Língua de Sinais com a finalidade de promover a inclusão e favorecer a construção de uma sociedade inclusiva e justa”, completou.