Quem sofre de pedras nos rins sofre de dores fortíssimas, quase insuportáveis.
A pedra formada de cristais pode ficar alojada nos rins por semanas ou anos, sem causar dores nem apresentar problemas. Porém quando se manifestam, causam dores agudas e intensas, febre, vômitos, dor e queimação ao urinar.
Beber muito líquido ajuda na movimentação e eliminação das pedras renais. Então, abuse dos sucos e chás diuréticos para remover a pedra.
Se a pedra atingir um tamanho que impossibilita sua eliminação espontânea através da urina, é preciso realizar um procedimento cirúrgico para a retirada do cálculo renal.
Há algumas modalidades de cirurgia para retirada de pedra nos rins. O procedimento a ser utilizado depende do número, dimensão e localização do cálculo no interior do rim.
Geralmente a internação para esse tipo de cirurgia é de um dia e a recuperação é rápida. Caso as pedras sejam muito grandes, a internação e a recuperação são mais demoradas. Isso acontece porque é preciso fazer um pequeno corte para chegar ao rim, o que faz o paciente ficar em repouso até uma semana, antes de voltar à rotina.
Para evitar este problema, é importante tomar alguns cuidados: Beba bastante água; reduza o consumo de sódio; minimize o consumo de proteínas animais; aumente o consumo de ácido cítrico; tenha cuidado ao tomar suplementos de cálcio e adote uma dieta rica em fibras. Fica a dica!
