Medicamento para hipertensão e controle de edemas pode causar câncer

Data de Publicação: 06/12/2018

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou hoje (4) um alerta para o aumento do risco de câncer de pele não-melanoma decorrente do uso cumulativo do medicamento hidroclorotiazida, utilizado para tratamento da hipertensão arterial e para controle de edemas.

“A descoberta foi realizada por meio de estudos epidemiológicos que demonstraram uma associação dose-dependente cumulativa — que ocorre quando a dose utilizada de um determinado medicamento está diretamente relacionada com seus efeitos — entre o medicamento em questão e o câncer de pele não-melanoma”, informou a Anvisa.

De acordo com a agência, em um dos estudos, foi possível notar também uma possível associação entre câncer de lábio e a exposição ao medicamento. “Ações fotossensibilizadoras da hidroclorotiazida, que facilitam a sua absorção pela pele, podem atuar como um possível mecanismo para a doença”.

A Anvisa considerou ainda as recomendações do Comitê de Avaliação de Riscos em Farmacovigilância da Agência Europeia de Medicamentos para classificar como plausível a associação entre o aumento do risco de câncer de pele não-melanoma e o uso em longo prazo de medicamentos contendo hidroclorotiazida.

Recomendações
Por meio de comunicado, a agência solicitou que os profissionais de saúde informem aos pacientes tratados com hidroclorotiazida sobre o risco de câncer de pele – sobretudo aqueles que já fazem uso do fármaco em longo prazo. Eles também devem ser orientados a verificar regularmente a pele quanto a novas lesões e a notificar imediatamente o profissional sobre qualquer tipo de lesão cutânea suspeita.

A orientação da Anvisa é que o tratamento não seja interrompido antes que os pacientes consultem o médico. “Lesões cutâneas suspeitas devem ser prontamente examinadas, incluindo exame histológico de biópsias. Medidas preventivas, tais como limitação da exposição à luz solar e aos raios ultravioleta, podem ser realizadas no intuito de minimizar o risco de câncer de pele. O uso de hidroclorotiazida pode ser revisto em pacientes com histórico de câncer de pele não-melanoma”.

A inclusão das novas informações de segurança nas bulas de todos os medicamentos que contêm o princípio ativo hidroclorotiazida será imediatamente solicitada pela agência.

Câncer de pele
O câncer de pele não-melanoma compreende os tumores mais comuns, que ocorrem principalmente em pessoas de pele clara, após exposição solar por longo tempo. Geralmente, apresentam apenas crescimento local, mas não cicatrizam ou se curam sem tratamento e tendem a aumentar com o tempo, podendo causar deformação, dor e sangramento.

Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) indicam que esse é o tipo de câncer mais frequente no Brasil e corresponde a 30% de todos os tumores malignos registrados no país. Se detectado precocemente, a doença apresenta altos percentuais de cura. Entre os tumores de pele, o tipo não-melanoma é o de maior incidência e de mais baixa mortalidade.

Monitoramento
A Anvisa informou que monitora continuamente os medicamentos comercializados no Brasil e reforçou que profissionais de saúde e pacientes notifiquem os eventos adversos ocorridos com o uso de qualquer medicamento.

A comunicação de suspeitas de eventos adversos pelos pacientes pode ser feita por meio do formulário, pela Central de Atendimento ao Público (0800 642 9782) ou pela Ouvidoria (ouvidori@tende)

Para os profissionais de saúde, a Anvisa disponibiliza o sistema Notivisa em caso de notificação de eventos adversos.

(fonte: EBC)

Voltar

Veja Mais:

Publicado em: 29/02/2016 03:00:00

Antonio Piedra tem bom desempenho no 4º dia do Tour de Langkawi

O espanhol Antonio Piedra foi o destaque da FUNVIC Soul Cycles & Carrefour, de São José dos Campos, na etapa de montanha do Tour de Langkawi, realizada neste sábado (27). Foram 129,4 km entre Ipoh e Tanah Rata, com um longo trecho de subida e dois prêmios de montanha (...

Ler mais

Publicado em: 31/05/2019 03:00:00

31 de Maio - Dia Mundial de Combate ao Fumo

Hoje, 31 de maio, é o Dia Mundial de Combate ao Fumo. O tabagismo é definido como uma doença crônica caracterizada pela dependência da nicotina, com diversas repercussões danosas ao organismo. Um terço da população mundial adulta é fumante, sendo comprovado por pesq...

Ler mais

Publicado em: 20/03/2017 03:00:00

Má postura pode causar dor de cabeça

Você sabia? Nem sempre aquela velha dorzinha de cabeça é causada por problemas na visão ou pela temida pressão alta. Especialistas revelam que tem crescido o número de casos provocados por erros posturais e tensões musculares diversas. Segundo especialistas, a cefaleia ...

Ler mais

Publicado em: 06/08/2018 13:31:46

LAURO CHAMAM É PRATA NA CRONO DO MUNDIAL DE PARACICLISMO DE MANIAGO PAR TEAM CYCLING FUNVIC

Lauro Chamam é prata na crono do Mundial de Paraciclismo de Maniago : Lauro Chaman com a medalha de prata em Maniago, na Itália. (Foto: Divulgação/CBC) O paraciclista Lauro Chaman, da equipe Funvic/São José dos Campos, conquistou um belíssimo resultado no Campeonato Mun...

Ler mais

Publicado em: 28/03/2018 19:07:48

Nutrição: O curso e o mercado de trabalho!

Em primeiro lugar, se você ainda não sabe, a Nutrição estuda a relação entre o ser humano e os alimentos. Na prática, serve para ajudar as pessoas a terem uma alimentação saudável, tanto em forma de dietas quanto da reeducação alimentar. O objetivo do nutricionista...

Ler mais

Publicado em: 04/04/2016 03:00:00

Vôlei FUNVIC decide vaga na final da Superliga amanhã

O Vôlei FUNVIC volta a jogar amanhã, no terceiro e último jogo da semifinal da Superliga Masculina da modalidade. Às 19h, recebe o Brasil Kirin, de Campinas, e quem vencer vai para a final contra o Cruzeiro, que eliminou o Sesi, na semifinal. A partida será disputada no g...

Ler mais
Update cookies preferences