Cuidado com as doenças de primavera

Data de Publicação: 22/09/2016

Com a chegada da primavera, algumas doenças costumam se manifestar com mais frequência. O período é marcado por crises alérgicas mais agressivas, em função da polinização das árvores e da inversão térmica. Esta época é propícia para conjuntivite, rinite alérgica, catapora, leptospirose, dengue e alergias.

Saiba como se proteger dessas enfermidades desta estação do ano.

Conjuntivite - Com o desabrochar das flores, o pólen começa a se dispersar no ar e pode causar irritações nos olhos, resultando em casos de conjuntivite. O melhor a se fazer é manter os olhos sempre limpos e lubrificados e lavar eventualmente com soro fisiológico.

Rinite alérgica - Assim como na conjuntivite, o pólen pode irritar as vias aéreas causando rinite alérgica. A febre do feno é um outro nome dado à essa rinite causada pelo pólen das plantas. Além disso, a mudança climática propicia irritações nas mucosas nasais e da garganta. Beba muito líquido, como água e sucos de frutas naturais.

Catapora - Também conhecida como varicela, a catapora se prolifera com o aumento da temperatura. Na primavera é quando o vírus começa a se multiplicar e as infecções ficam muito mais frequentes. Vacine-se contra a catapora, sobretudo as crianças pequenas.

Leptospirose - Com o aumento da temperatura, aumenta-se a frequência das chuvas em muitas regiões do país, e a proliferação da leptospirose, uma doença transmitida por águas contaminadas, aumenta. A melhor medida a se tomar é evitar andar descalço na água da chuva, assim como evitar qualquer contato com água supostamente contaminada.

Dengue - Embora a doença atinja prevalência máxima no verão, durante a primavera os primeiros casos começam a surgir, sobretudo nas regiões mais chuvosas do país. Para evitar a transmissão da dengue, não deixe água limpa parada após as chuvas em pneus, vasos ou qualquer outro tipo de reservatório.

Sarampo - Assim como a catapora (varicela), os casos de sarampo começam a aumentar com a elevação da temperatura. As crianças pequenas são as mais suscetíveis. A melhor medida a se tomar é a vacinação.

Rubéola - A rubéola é uma doença viral extremamente grave para gestantes. Com o aumento da temperatura, o vírus se multiplica mais facilmente. Vacine-se contra a rubéola, com especial atenção para mulheres grávidas e crianças pequenas.

Alergias - As alergias podem se manifestar de diversas formas, como coceiras na pele, nariz pingando e olhos vermelhos. Casos graves envolvem fechamento da garganta e até parada respiratória. Com o aumento da polinização e dos insetos, as crises de alergia tornam-se muito mais comuns na primavera. Embora as alergias sejam, no geral, difíceis de serem antecipadas, o tratamento imediato evita a progressão dos sintomas e mais incômodos. Se você começou com algum sintoma de alergia, não hesite em tomar as medicações antialérgicas para evitar aborrecimentos.

Para evitar as doenças da primavera, especialistas orientam que seja usado sabão neutro para lavar roupas; que o quarto seja mantido limpo e arejado; que a limpeza da casa seja feita com pano úmido.

Além disso, elimine tapetes e carpetes da casa; deixe o sol entrar na residência para eliminar os ácaros e mantenha sempre as mãos limpas.

 

doença de primavera

Voltar

Veja Mais:

Publicado em: 14/03/2016 03:00:00

Chamorro vence a abertura da edição 2016 da Copa Rio de Ciclismo

O ciclista Francisco Chamorro, da FUNVIC Soul Cycles & Carrefour, de São José dos Campos, foi o grande campeão da etapa de abertura da temporada 2016 da Copa Rio de Janeiro de Ciclismo. A 1ª etapa foi realizada na Enseada de Botafogo, no domingo (13) e contou com a par...

Ler mais

Publicado em: 28/09/2018 22:43:21

FUNVIC realiza prova do Vestibular Antecipado neste sábado

A FUNVIC - Faculdade de Pindamonhangaba – realizará neste sábado, 29 de setembro, a prova do Processo Seletivo Antecipado semestre 2019. A prova será aplicada das 14h00 às 18h00, no Campus I (Dutra). Todos os candidatos deverão comparecer ao local da prova com 40...

Ler mais

Publicado em: 31/07/2018 16:42:50

Postura errada pode causar dor de cabeça

Nem sempre aquela velha dorzinha de cabeça é causada por problemas na visão ou pela temida pressão alta mas tem crescido os casos provocados por erros posturais e tensões musculares diversas. Segundo especialistas, um dos principais motivos para as inconvenientes cef...

Ler mais

Publicado em: 02/08/2018 14:04:15

Federação Paulista de Vôlei divulga tabela oficial do Campeonato Paulista Masculino 2018

A Federação Paulista de Vôlei divulgou nesta terça-feira, 31/07, a tabela oficial do Campeonato Paulista Masculino de Vôlei 2018. A competição tem data inicial em 10 de agosto, quando a EMS Taubaté Funvic receberá o Corinthians-Guarulhos às 20h00, no ginásio do Abae...

Ler mais

Publicado em: 31/10/2016 02:00:00

Alex Diniz termina em sétimo lugar no Tour de Hainan na China

O brasileiro Alex Correia Diniz “Meio Quilo”, da FUNVIC Soul Cycles & Carrefour, terminou em sétimo lugar na classificação geral do Tour de Hainan. A competição do calendário asiático, classe 2HC, reuniu equipes World Tour, Pro Continental e Continental, e foi d...

Ler mais

Publicado em: 29/12/2016 02:00:00

Tireóide: uma glândula muito importante do corpo

Quando se fala em tireóide, muitas pessoas pensam ser uma doença, mas na verdade é uma glândula em formato de borboleta que todos nós temos e fica no meio do pescoço. Ela tem papel fundamental no nosso corpo, pois ajuda no desenvolvimento do sistema nervoso das crianças...

Ler mais
Update cookies preferences