Cuidado com as doenças de primavera

Data de Publicação: 22/09/2016

Com a chegada da primavera, algumas doenças costumam se manifestar com mais frequência. O período é marcado por crises alérgicas mais agressivas, em função da polinização das árvores e da inversão térmica. Esta época é propícia para conjuntivite, rinite alérgica, catapora, leptospirose, dengue e alergias.

Saiba como se proteger dessas enfermidades desta estação do ano.

Conjuntivite - Com o desabrochar das flores, o pólen começa a se dispersar no ar e pode causar irritações nos olhos, resultando em casos de conjuntivite. O melhor a se fazer é manter os olhos sempre limpos e lubrificados e lavar eventualmente com soro fisiológico.

Rinite alérgica - Assim como na conjuntivite, o pólen pode irritar as vias aéreas causando rinite alérgica. A febre do feno é um outro nome dado à essa rinite causada pelo pólen das plantas. Além disso, a mudança climática propicia irritações nas mucosas nasais e da garganta. Beba muito líquido, como água e sucos de frutas naturais.

Catapora - Também conhecida como varicela, a catapora se prolifera com o aumento da temperatura. Na primavera é quando o vírus começa a se multiplicar e as infecções ficam muito mais frequentes. Vacine-se contra a catapora, sobretudo as crianças pequenas.

Leptospirose - Com o aumento da temperatura, aumenta-se a frequência das chuvas em muitas regiões do país, e a proliferação da leptospirose, uma doença transmitida por águas contaminadas, aumenta. A melhor medida a se tomar é evitar andar descalço na água da chuva, assim como evitar qualquer contato com água supostamente contaminada.

Dengue - Embora a doença atinja prevalência máxima no verão, durante a primavera os primeiros casos começam a surgir, sobretudo nas regiões mais chuvosas do país. Para evitar a transmissão da dengue, não deixe água limpa parada após as chuvas em pneus, vasos ou qualquer outro tipo de reservatório.

Sarampo - Assim como a catapora (varicela), os casos de sarampo começam a aumentar com a elevação da temperatura. As crianças pequenas são as mais suscetíveis. A melhor medida a se tomar é a vacinação.

Rubéola - A rubéola é uma doença viral extremamente grave para gestantes. Com o aumento da temperatura, o vírus se multiplica mais facilmente. Vacine-se contra a rubéola, com especial atenção para mulheres grávidas e crianças pequenas.

Alergias - As alergias podem se manifestar de diversas formas, como coceiras na pele, nariz pingando e olhos vermelhos. Casos graves envolvem fechamento da garganta e até parada respiratória. Com o aumento da polinização e dos insetos, as crises de alergia tornam-se muito mais comuns na primavera. Embora as alergias sejam, no geral, difíceis de serem antecipadas, o tratamento imediato evita a progressão dos sintomas e mais incômodos. Se você começou com algum sintoma de alergia, não hesite em tomar as medicações antialérgicas para evitar aborrecimentos.

Para evitar as doenças da primavera, especialistas orientam que seja usado sabão neutro para lavar roupas; que o quarto seja mantido limpo e arejado; que a limpeza da casa seja feita com pano úmido.

Além disso, elimine tapetes e carpetes da casa; deixe o sol entrar na residência para eliminar os ácaros e mantenha sempre as mãos limpas.

 

doença de primavera

Voltar

Veja Mais:

Publicado em: 20/03/2018 12:00:37

Biomecânica como disciplina na Educação Física

Em primeiro lugar a Biomecânica não serve apenas como discussão do movimento e em segundo é que, mesmo quando ela está voltada para modalidades esportivas ou de alto rendimento não se faz da única possibilidade de aplicações e sim de mais uma área para sua atuação....

Ler mais

Publicado em: 07/03/2017 03:00:00

Futsal Feminino FUNVIC apresenta elenco para 2017

A temporada 2017 começou, nesta segunda-feira, dia 06 de março, para o futsal feminino da FUNVIC, que defende a cidade de São José dos Campos. O time comandado por Marcos Derrico “Nenê” fará sua estreia em abril pelo campeonato Paulista, data ainda a ser definida pel...

Ler mais

Publicado em: 19/04/2018 16:45:26

VOCÊ SABE O QUE É NEURÓBICA?

Neuróbica é o ato de exercitar nossos neurônios a fim de tornar nosso cérebro mais forte, rápido e saudável. O que mais de um século de pesquisa sobre o cérebro pode fazer por você? Neuróbica pode ser considerada a aeróbica do cérebro, ou ginástica cerebral. Para ...

Ler mais

Publicado em: 25/04/2019 12:26:00

Centro Clínico realiza atendimento nutricional ambulatorial à população de Pindamonhangaba

Mais um curso da FUNVIC - Faculdade de Pindamonhangaba realiza atendimento gratuito no Centro Clínico. Agora é vez do curso de nutrição realizar atendimento nutricional ambulatorial da população em geral, abordando casos de obesidade, diabetes, hipertensão, dislipidemia...

Ler mais

Publicado em: 15/02/2016 02:00:00

Acampamento 2016

A FUNVIC - Fundação Universitária Vida Cristã realizou mais um acampamento de verão, com crianças, adolescentes e jovens, durante o feriado prolongado do mês de fevereiro de 2016, no seu Campus II - Centro, em Pindamonhangaba. Enquanto muitos adolescentes e jovens vão ...

Ler mais

Publicado em: 26/01/2016 02:00:00

Vôlei da FUNVIC vai ao RS em busca de seis pontos

A FUNVIC/Taubaté viaja ao Rio Grande do Sul para uma sequência de dois jogos pela Superliga 2015/2016. A equipe taubateana enfrenta o Bento Vôlei Isabela, na quinta-feira (28 de janeiro), e no sábado (30) pega o Voleisul Paquetá. Os dois jogos acontecem às 20 horas. No p...

Ler mais
Update cookies preferences