Alunos do 2º e 4º semestres do curso de Pedagogia, em companhia da Professora Patrícia Elisa do C. Chipoletti Esteves realizaram uma visita guiada à empresa Minalba em Campos do Jordão.
A visita teve como objetivo observar in loco uma nascente ou olho d’água, de forma a aprofundar os conteúdos trabalhados nos quatro eixos temáticos da disciplina de Meio Ambiente e Saúde – atmosfera, litosfera, hidrosfera e biosfera.
Com isso, o grupo teve a oportunidade de conhecer o processo de envasamento e a nascente Água Santa, de onde provém a água utilizada como matéria-prima pela empresa.
É sabido que as nascentes são afloramentos naturais por meio das quais as águas subterrâneas vêm à superfície. A cidade de Campos do Jordão fica sobre o Aquífero Cristalino, formação hidrogeológica com cerca de 550 milhões de anos, que se estende por uma área de 53.400 Km2, abrangendo outras cidades, como Águas de Lindóia, Jundiaí, Tapiraí, Iporanga, a Região Metropolitana de São Paulo, chegando até o litoral do estado.
A visita foi importante para que os alunos pudessem refletir sobre a necessidade de se preservar as águas subterrâneas e entender como funcionam os mecanismos de recarga dos aquíferos, que dependem de fenômenos da atmosfera, hidrosfera e litosfera.
Esse delicado mecanismo natural é frágil e tem sido afetado por muitos processos e intervenções humanas, como desmatamento, poluição atmosférica e hídrica, construção de rodovias e casas, salientou a Professora Patrícia.
Museu Histórico de Taubaté
E as atividades externas continuaram com os alunos de Pedagogia da FUNVIC. As alunas dos 4º e 6º semestres, juntamente com a Profa. Kátia Corregiari Santos, participaram da Exposição “Mil Carolinas, um Brasil”, como enriquecimento ao programa da disciplina Fundamentos e Metodologia das Artes.
A exposição aconteceu no Museu Histórico de Taubaté e foi realizada por alunos do 7º ano de uma Escola Particular dessa cidade, com o apoio de alguns artistas visuais da região do Vale do Paraíba.
Os alunos confeccionaram diversos trabalhos visuais baseados na leitura de uma obra literária– “Quarto de Despejo” – escrito durante os 20 anos de trabalho como catadora de lixo para sustentar sua família. A obra foi publicada na década de 1960, com muito sucesso.
As alunas da FUNVIC também puderam apreciar apresentações de teatro e de dança realizadas no local. As apresentações tiveram um cunho reflexivo sobre o valor do ser humano e do mundo material que os cerca. Com essa visita, as alunas perceberam o processo da construção de obras de arte como o apreciar, o refletir sobre o tema e a produção artística realizada pelos alunos que estavam expondo suas obras.
{gallery}2016/museutte{/gallery}