Na próxima segunda-feira, 30 de novembro é celebrado o Dia do Teólogo. A data foi instituída no ano de 1991 como forma de homenagear o profissional que estuda as diversas religiões e suas influências no mundo, tendo como fonte de pesquisa textos sagrados, doutrinas e dogmas religiosos.
A teologia é o estudo de Deus (teo = Deus; logia = estudo) e se baseia na realidade envolvida pela fé e dimensão do sagrado. A formação em teologia e ciências da religião é rica em cultura geral, questões religiosas e éticas na sociedade.
O estudo da teologia ajuda na melhor compreensão das crenças, pois propõe o exercício da inteligência no domínio da fé. Além disso, permite que a pessoa faça frente às grandes questões humanas e analise o sentido da vida através do estudo da bíblia, tradição religiosa, filosofia e ética.
A graduação em teologia prepara o estudante para assessorar Organizações da Sociedade e Pastorais das Igrejas, bem como para prosseguir estudos superiores orientados para a pesquisa e ensino.
O Bacharelado em Teologia permite ao estudante adquirir competências necessárias para prosseguir a formação em nível de especialização, mestrado e doutorado na área de teologia, ciências da religião ou ciências humanas ou também assumir trabalhos de formação e coordenação de grupos eclesiais e organizações humanitárias.