Em 24 de outubro é celebrado o Dia das Nações Unidas, ou Dia da ONU. A Data é comemorada desde 1945, quando a instituição foi criada.
Na época, a organização surgiu para substituir a Liga das Nações — extinta em razão da emergência da Segunda Guerra Mundial. Após o término desse conflito, foi assinada a Carta das Nações Unidas, dando origem à Organização das Nações Unidas.
A ONU visa manter a paz e a segurança em todo o mundo, promover relações amistosas entre as nações, promover cooperações na resolução de problemas internacionais, contribuir para o desenvolvimento econômico, progresso social, direitos humanos etc.
É Dividida em instâncias administrativas: Assembleia Geral, Conselho de Segurança, Conselho Econômico e Social, Secretariado e Tribunal Internacional de Justiça. Além disso, é formada pelo Sistema das Nações Unidas, que conta com a Organização Mundial de Saúde, o Programa Alimentar Mundial, a UNICEF, que é o Fundo das Nações Unidas para a Infância, entre outros.
Atualmente a organização é composta por 193 países. O Brasil faz parte do grupo de nações que assinaram a Carta das Nações Unidas em 1945. O governo federal, estados e municípios ajudam a planejar e executar projetos de desenvolvimento social e humano para o país.
Unesco e a FUNVIC
A Unesco é um dos órgãos da ONU e é voltada especificamente para ciência, educação e cultura. E o presidente da FUNVIC – Fundação Universitária Vida Cristã, Luís Otávio Palhari, passou a assumir nos próximos quatro anos o cargo de membro da diretoria executiva para América Latina e Caribe na Federação Mundial das Associações, Centros e Clubes UNESCO.
Luís Otávio Palhari, que também é ministro Parlamentar do Brasil no Parlamento Mundial de Educação e Membro da Academia Mundial de Educação, foi o responsável pela criação e implantação da Federação dos Clubes UNESCO no Brasil.
Por conta disso, a Fundação Universitária Vida Cristã - FUNVIC de Pindamonhangaba tornou-se “Universidade Piloto da UNESCO”, única em nosso país.
O primeiro Clube UNESCO foi fundado no Japão, em 1947, depois disso tem aumentado cada vez mais o número de entidades parceiras. Em 2010 eram cerca de quatro mil associações, centros e clubes em mais de 80 países.
A ideia é desempenhar um papel fundamental na educação de cidadãos e contribuir para o diálogo entre culturas e gerações para o desenvolvimento sustentável.