"Ser pedagogo é ter uma responsabilidade muito grande nas mãos. Talvez até mesmo o futuro..."
Uma data linda que homenageia e celebra esses ótimos profissionais que são responsáveis por ajudar na educação de nosso país, na formação de melhores pessoas e aconselhamento de adolescentes e crianças.
A data surge como uma oportunidade para discutir o papel da família e da escola no desenvolvimento das crianças, além de delimitar papéis de responsabilidade. O Decreto de Lei nº 7.264, de 20 de Maio de 2010, proposto pelo Deputado Eduardo Gomes, institui o Dia Nacional do Pedagogo no país.
Qual é a função desse profissional?
O pedagogo é um profissional muito importante para a sociedade. A sua função pode estar vinculada ao setor educacional, como professor, coordenador pedagógico, diretor ou supervisor escolar. O profissional atua com desenvolvimento de projetos, serviços educativos em ambientes escolares e não escolares. Além disso, ele também encontra espaço no setor empresarial, social, hospitalar, prisional, entre outros. Nas mãos do pedagogo, concentra-se o futuro de muitos médicos, advogados, engenheiros ou qualquer outro profissional. Por isso, são tão especiais.
O que faz esse profissional ser especial?
Essa profissão está além de desenvolver técnicas pedagógicas e pensar na Educação como um todo. Ela é responsável por cuidar da formação inicial do ser humano; é a base de todas as profissões. O pedagogo é a peça fundamental para a sociedade, por meio de suas ações e por acreditar na Educação como o melhor caminho para a mudança da sociedade.
"Educar e educar-se, na pratica da liberdade, é tarefa daqueles que pouco sabem, por isto sabem que sabem algo e podem assim chegar a saber mais, em diálogo com aqueles que, quase sempre, pensam que nada sabem, para que estes, transformando o seu pensar, que nada sabem em saber que nada sabem, possa igualmente saber mais" (Paulo Freire)".
