A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou que o vírus zika é uma emergência global. De acordo com a organização, o vírus constitui uma emergência de saúde pública mundial e requer uma resposta urgente. E este tornou-se o tema principal deste Dia Mundial da Saúde, comemorado hoje, 07 de abril.
O alerta da OMS coloca o vírus zika na mesma categoria de importância internacional que o ebola. A decisão da organização acontece depois que especialistas discutiram na segunda-feira em Genebra, na Suíça, se deviam ou não declarar uma emergência de saúde mundial o vírus zika, que pode ser o responsável pela multiplicação das más-formações congênitas na América Latina, principalmente no Brasil. A decisão abriria o caminho para medidas internacionais mais rápidas e prioridades em projetos de investigação.
Na semana passada, a ONU disse que o vírus está se espalhando de forma “explosiva” e pode infectar até 4 milhões de pessoas nas Américas. A organização se comprometeu a agir de maneira mais rápidas às futuras crises de saúde mundial. As informações são do Jornal O Globo com a Agência Reuters.
