A professora da FUNVIC, Luciana Aparecida Silva de Azeredo, mestre em Linguística Aplicada e doutoranda em Educação, foi aceita para uma visita científica entre 03 de janeiro a 12 de fevereiro do próximo ano na University of Sheffield, na Inglaterra, classificada entre as 100 melhores universidades públicas de pesquisa do mundo.
Na oportunidade, ela será pesquisadora visitante e participará de palestras, aulas, grupos de estudos, reuniões semanais de orientação, entre outras atividades.
Segundo Luciana, “o objetivo da visita é compartilhar dados com os pesquisadores ingleses e de outras partes do mundo, não só para fortalecer e divulgar a pesquisa em andamento, mas também conhecer outras perspectivas teóricas e culturais que podem auxiliar na interpretação das entrevistas coletadas”.
Sobre o projeto de doutorado (2015-2018), a professora da Faculdade de Pindamonhangaba, explicou que ele “visa refletir sobre a importância e a relevância do cuidado de si no campo pedagógico, em especial no Ensino Superior. Uma das questões fundamentais levantadas pela pesquisa é como e quando o professor encontra tempo para aprimorar-se, não apenas teórica e tecnicamente, mas filosoficamente, na arte de viver, no cuidado de si. Vale mencionar que o cuidado do outro (aluno) e o cuidado de si estão imbricados e que o (não) cuidado de si influencia a prática docente”.
Sobre Luciana
Luciana Aparecida Silva de Azeredo é licenciada em Letras (Português-Inglês) e mestre em Linguística Aplicada. Atualmente cursa doutorado em Educação na Universidade São Francisco.
É bolsista do CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) desde agosto de 2015 e membro de três grupos de pesquisa: Grupo Internacional de Estudos e Pesquisa em Educação Superior (GIEPES) da UNICAMP; Subjetividades e identificações: efeitos de (d)enunciação na Universidade de Taubaté e Estudos Foucaultianos e Educação (GPEFE), da Universidade São Francisco.
Leciona há 23 anos, sendo quatro no Ensino Superior. Na FUNVIC, atua desde fevereiro de 2012 e ministra aulas de Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Metodologia da Pesquisa Científica, TCC, Comunicação Empresarial, Responsabilidade Social e afins.
Neste ano de 2016, foi contemplada com a Bolsa de Incentivo à Produtividade (Portaria 006/2009), que premia os professores que no ano anterior tiveram pelo menos duas publicações em periódicos indexados e uma orientação de TCC.
Também é membro do Comitê de Ética em Pesquisa da FUNVIC, que se encontra em fase de implantação, além de ter outros projetos em andamento. “Procuro sempre estimular os alunos a pesquisarem e a participarem de eventos de iniciação científica, internos e externos. Este ano, estou com o projeto “English Corner” nos intervalos das terças, no qual os estudantes são estimulados a praticarem a Língua Inglesa de forma descontraída e interessante”, finalizou.