Regada com muita alegria e emoção, aconteceu na noite desta quarta-feira, 10 de fevereiro, a primeira cerimônia de colação de grau da FUNVIC, Faculdade de Pindamonhangaba.
Na ocasião, receberam seus diplomas os formandos dos cursos de Odontologia, Enfermagem, Fisioterapia e Farmácia.
Antes de dar início à solenidade, todos foram convidados a ficar em posição de respeito para cantar o Hino Nacional. Depois, o capelão da faculdade, professor Gabriel Aquino deu uma palavra de fé em agradecimento a Deus e na sequência, o presidente da instituição de ensino, Luís Otávio Palhari declarou aberta a sessão de formatura.
A formanda de farmácia Thaís Cristina Costa, disse que foi muito difícil chegar até o final. “Pensei que não iria aguentar, mas na hora do estágio entendi o que realmente era ser farmacêutica, um momento de glória. A FUNVIC conta com professores excelentes, com nível extraordinário de ensino e que se tornaram verdadeiros amigos, sempre nos apoiando e ajudando no que fosse necessário”.
Para Ana Paula Correia de Lima, concludente de Odontologia “foi complicado conciliar trabalho e estudo, mas, com muito esforço e dedicação, consegui terminar e estou realizando um sonho. A Odontologia é uma área diferente e bem complexa e os bons professores da Faculdade de Pindamonhangaba colaboraram com essa conquista, eles são muito atenciosos e próximos dos alunos”.
Segundo Márcia Aparecida Oliveira Barbosa Silva, que terminou o curso de Enfermagem, “foi sensacional, inexplicável, eu cheguei a pensar que não iria continuar, pois foram muitos os desafios, mas venci os obstáculos com as bênçãos de Deus. Os professores se dão pelos alunos, é uma verdadeira família”.
Essa colação de grau foi especial, pois marcou a conclusão da primeira turma de Enfermagem da instituição de ensino. Para a coordenadora do curso, Denise Pereira de Lima Carvalho, “essa é uma alegria imensa, pois é a primeira turma a se formar, e os novos profissionais saem daqui bem informados, preparados tecnicamente e também pessoalmente.”
Como é tradição da Enfermagem, foi realizada a "passagem da lâmpada", que foi instituída em maio de 2005 em todo o mundo, onde o graduando do último ano entrega a lâmpada acesa para o estudante que está iniciando o período de estágios curriculares e tem como objetivo transmitir experiências e expectativas para os futuros profissionais.
Este é um ato simbólico, em que o conhecimento da Enfermagem, representado pela luz da chama da lâmpada, é entregue aos Formandos de Enfermagem, recomendando que mantenham sempre acesa a chama do ideal: O CUIDADO.
Para a professora Ana Paula Nagaoka, ex-coordenadora do curso de Enfermagem e que foi responsável pela implantação do curso na FUNVIC, “é um orgulho ver a primeira turma na qual tive participação se formar, é uma realização para a faculdade e para mim pessoalmente. E me alegro ao ouvir as declarações dos novos profissionais e penso que valeu a pena o esforço deles e de todos os professores.”
A coordenadora do curso de Odontologia, Silvia Maria Rodrigues Querido, afirma que “esse é um momento de dever cumprido duplamente, como professora e coordenadora. Mais uma turma se forma com entusiasmo, e vemos que passamos nossa paixão pela profissão e construímos valores que trilhamos ao longo desses anos”.
Matheus Diniz Gonçalves Coelho, coordenador do curso de Farmácia se diz feliz duplamente. “Estou muito contente por estar presente neste momento tão especial na vida dos formandos e também por estar há um ano na coordenação. Essa turma foi muito tranquila e esforçada, e isso fará diferença no mercado de trabalho. Desejo à todos que sejam felizes e sigam por um caminho de luz”.
Para a professora Elaine Cristina Alves Pereira, coordenadora do curso de Fisioterapia, “esse é um momento emocionante, pois conhecemos os alunos desde o início e isso é gratificante, pois conseguimos ver o amadurecimento de cada um, mudança de comportamento, caráter e conduta. Fico feliz por ver que a filosofia da instituição influencia de forma positiva para a formação de seres humanos”.
Durante o evento, foram feitas homenagens aos professores e também aos alunos que apresentaram melhor desempenho acadêmico durante todo o curso. Além disso, os presentes também puderam prestigiar uma apresentação do Coral FUNVIC.
Após a outorga do grau, o presidente da Faculdade de Pindamonhangaba, professor Luís Otávio Palhari colocou o capelo na cabeça dos formandos, como representação simbólica do grau obtido.