No último dia 26 de agosto, o professor Luís Otávio Palhari, presidente da FUNVIC esteve em reunião no Palácio do Planalto, Casa Civil da Presidência da República, com o Secretário Executivo da Casa Civil e sua Equipe direta.
O professor Palhari foi recebido pelo Secretário Executivo, Sr. Daniel Sigelmann, onde puderam compartilhar muitos assuntos entre eles a construção do Centro de Treinamento para as seleções brasileiras de basquete.
O local é resultado de uma parceria entre a Fundação Universitária Vida Cristã com a Confederação Brasileira de Basquete. A iniciativa é um sonho antigo da entidade e seu projeto está orçado em R$ 50 milhões.
O CT será construído em Pindamonhangaba, e sua aprovação junto ao Ministério do Esporte já está feita. Assim, o projeto pode receber recursos por meio de Leis de Incentivo.
O terreno do CT foi cedido pela instituição paulista em uma área de 30 mil m². O CT terá quatro ginásios, um hotel, academia, prédio administrativo, entre outros. Pelo projeto, o primeiro módulo a ser construído engloba os ginásios, o hotel e a academia.
Outros assuntos abordados
Na ocasião, o professor Luís Otávio Palhari também abordou sobre projetos da UNESCO para o Brasil.
Durante o encontro o presidente da BFUCA fez um breve relato sobre os projetos já desenvolvidos no Brasil, e o empenho nas aberturas de Clubes UNESCO nos vários Estados da Federação Brasileira.
Na ocasião, informou da existência oficial de três Clubes UNESCO, sendo nos Estados de São Paulo, Goiás e Bahia; também compartilhou os próximos estados que irão serem oficializados até o final de 2016.
O presidente da BFUCA UNESCO do Brasil, Luís Otávio Palhari compartilhou sobre sua indicação e nomeação a membro da Diretoria Executiva da Federação Mundial dos Clubes e Centros UNESCO para América Latina e Caribe, aprovado no Congresso Mundial da WFUCA UNESCO em Beijing, na China, no ano de 2015.
Dentre os assuntos tratados, o destaque foi para solicitar o apoio do Palácio do Planalto, desde o Presidente Michael Temer e o Ministro Eliseu Padilha a implantação do CENTRO UNESCO DO BRASIL para América Latina e Caribe, bem como a oficialização da FUNVIC como Universidade Piloto para os Projetos da UNESCO para o Brasil, visto que a BFUCA UNESCO do BRASIL está sediada no Campus Universitário da FUNVIC.
Além disso, também compartilharam sobre o a possível ajuda em diálogos com os setores para implantação de um grande Centro Esportivo de Treinamento para Atletas do Basquetebol, visto ser a UNESCO, uma grande incentivadora de projetos educacionais e esportivos.
“Acreditamos que esses projetos apresentados formam uma agenda nacional positiva para o Governo do Brasil, e que poderá contribuir muito com as novas políticas do país e as da ONU/UNESCO/BFUCA, para o desenvolvimento sustentável da nação brasileira”, disse Palhari.