O profissional de Enfermagem tem por essência o cuidado com o ser humano e tem papel fundamental na recuperação dos pacientes.
Atua na promoção, proteção, recuperação da saúde e na reabilitação das pessoas, respeitando preceitos éticos e legais, participa como integrante da sociedade e das ações que visem satisfazer as necessidades de saúde da população, respeitando a vida, a dignidade e os direitos do ser humano.
Os enfermeiros são responsáveis para o tratamento, segurança e recuperação de pessoas cronicamente doentes ou feridas, além da manutenção da saúde e tratamento de emergências com risco de vida em uma ampla gama de ambientes de cuidados de saúde.
Este profissional também pode estar envolvido na investigação médica e de enfermagem e executar uma ampla gama de funções não-clínicos necessários para a prestação de cuidados de saúde.
Enfermeiros desenvolvem um plano de cuidados, às vezes podem trabalhar em colaboração com médicos, terapeutas, pacientes, à família do paciente e outros membros da equipe.
Ao longo do século 21, o papel do enfermeiro evoluiu significativamente. Enfermeiros trabalham em uma variedade de áreas, incluindo o hospital, a sala de aula, o departamento de saúde da comunidade, o setor empresarial, casa de saúde, laboratório, etc.
