Quem nunca perdeu um arquivo após o computador dar um problema? E quando era algo importante e você não conseguiu recuperar?? Aí que a dor de cabeça surge, não é mesmo?!
A segurança da informação dos dados pode ficar comprometida por diversas razões desde falhas nos equipamentos a acidentes físicos; transporte de computadores; colisões no gabinete e disco rígido ou até mesmo casos de roubo, incêndio e outros fatores naturais, como alagamentos, por exemplo.
Também é comum ataques de hackers ou contaminações por vírus, principalmente nas grandes empresas. E é claro que, a fim de não ter dados avariados ou perdidos, a melhor maneira de se proteger é com a instalação de softwares antivírus e anti-malware.
Mas, além disso, é necessário criar uma rotina de backups, por se tratar de uma cópia de segurança de todo o conteúdo do computador. No caso das empresas, o procedimento torna-se imprescindível, já que muitas das vezes as informações contidas nos equipamentos são cruciais para o andamento do estabelecimento.
Dependendo do tipo de backup, é possível ter acesso a todas as alterações feitas nos arquivos e, com isso, você terá a possibilidade de restaurar ou mesmo resgatar os dados que foram comprometidos.
Quem é empresário, o ideal é incentivar os colaboradores a fazerem backups de todo o material, pois desta forma o ajudará a manter um nível de solidez bem maior. Fica a dica!
