Alimentação e atividade física devem caminhar lado a lado quando está em busca da melhor qualidade de vida. Saber o que comer, de acordo com o desgaste dos exercícios, é fundamental, tanto para o desempenho esportivo, quanto para a saúde.
Saber o que comer antes e depois dos exercícios físicos ajuda a emagrecer ou a melhorar os resultados da academia, como definição e ganho de massa muscular, além de melhorar o rendimento do treino e acelerar a recuperação dos músculos.
No entanto, é importante lembrar que a toda a alimentação diária influencia nos resultados do treino, devendo-se sempre seguir uma dieta equilibrada e saudável, evitando alimentos ricos em gorduras, açúcar e produtos processados.
Para quem deseja emagrecer, recomenda-se beber 1 copo de suco de fruta cerca de 20 minutos antes do treino para garantir energia necessária para a atividade física.
Já para ganhar massa muscular, deve-se fazer uma refeição maior, contendo mais energia para o treino. Pode-se usar, exemplo, 1 copo de leite com 1 colher de sopa de cacau em pó e um pão com queijo, ou apenas um copo de vitamina de abacate com 1 colher de sopa de aveia.
Exercícios em jejum, principalmente em pessoas sem ritmo de treino, aumenta as chances de hipoglicemia, que é quando o açúcar no sangue baixa demais, causando sintomas de palpitações cardíacas, palidez e sensação de desmaio.
Depois do treino, recomenda-se ingerir alimentos que contenham carboidratos e proteínas para repor as energias e garantir que os músculos se recuperem e aumentem de volume.
