22 de março: Dia Mundial da Água

Data de Publicação: 22/03/2016

A água é um elemento essencial da vida e sem este bem tão precioso, nenhum ser sobreviveria. E hoje, 22 de março, é comemorado o Dia Mundial da Água.

A data foi instituída no ano de 1992 pela ONU, na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, que aconteceu no Rio de Janeiro, e tem sido lembrada anualmente como forma de conscientizar a população global sobre a importância do uso adequado desse bem natural e tão precioso, para que não falte no futuro.

Naquele ano, a ONU elaborou a “Declaração Universal dos Direitos da Água”, que conta com uma série de medidas, sugestões e informações com o intuito de despertar a consciência ecológica da população e dos governantes. E esse documento é válido até os dias de hoje.

professor MatheusO Dr. Matheus Diniz Gonçalves Coelho, mestre em farmácia e coordenador do curso de farmácia na FUNVIC – Fundação Universitária Vida Cristã, alerta para os problemas da água enfrentados atualmente, que são considerados crônicos principalmente por conta da degradação ambiental. “A ação do ser humano tem prejudicado muito o meio ambiente, seja desmatando a floresta amazônica ou poluindo os rios, é preciso que sejam tomadas providências sustentáveis para conseguir o equilíbrio ambiental, senão podemos ficar sem água no futuro”, disse.

Ele lembra da crise vivida por todos os brasileiros no ano passado, onde os reservatórios quase secaram. “Por sorte essas chuvas que tem caído nos últimos meses foram essenciais para melhorar os níveis dos reservatórios, mas falta ainda educação sanitária e ambiental de toda a população, pois, apesar dos momentos de crise, com falta de água, era comum ainda ver pessoas lavando carros e calçadas com mangueira. Existe sim falta de investimento por parte do governo, mas o povo é o maior culpado pela situação crítica em que estamos hoje. É preciso que haja mudança de comportamento para não sofrermos as consequências nos anos que virão”, completou.

E essa preocupação é real, já que 71% da superfície da terra é composta por água, porém 3% é doce e apenas 0,01% é direcionada para o consumo. O que é mais alarmante é que grande parte das fontes de água, como rios, lagos e represas tem sido contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem. “É preciso que cada um faça sua parte, observe perdas como vazamento ou uso indiscriminado da água, e tenha preocupação principalmente com épocas de crise, pois cerca de 37% da água direcionada ao consumo humano é desperdiçada”, finalizou Matheus Diniz Gonçalves Coelho.

Segundo dados do Instituto Trata Brasil, 82,5% dos brasileiros são atendidos com abastecimento de água tratada, mas a cada 100 litros que são coletados e tratados, em média, apenas 67 são consumidos, ou seja, 37% da água no Brasil é perdida, seja com vazamentos, roubos e ligações clandestinas, falta de medição ou medições incorretas no consumo de água, resultando no prejuízo de R$ 8 bilhões.

No caso de coleta de esgoto, 48,6% da população têm acesso. Mais de 100 milhões de brasileiros não tem este serviço. Outros 3,5 milhões, nas 100 maiores cidades do país, despejam esgoto irregularmente, mesmo tendo redes coletoras disponíveis.

É preciso cuidar desse bem natural para que as gerações futuras não sofram com a escassez. Para isso cada um tem que fazer sua parte, tomar atitudes no dia-a-dia que colaborem para a preservação e economia de água.

Evite jogar lixo nos rios e lagos; economize água nas atividades rotineiras, como tomar banho, escovar os dentes, lavar louça, roupa e veículos; reutilize a água para lavar o quintal e molhar as plantas, respeite os mananciais e divulgue ideias ecológicas para amigos, parentes e outras pessoas. Seja você também um cidadão consciente!

 

diaagua

Voltar

Veja Mais:

Publicado em: 27/07/2018 13:02:41

Fique atento a sua saúde! Tempo seco pode causar diversos problemas de saúde

Quem tem problemas respiratórios sofre ainda mais com o tempo seco. Muitas pessoas que pensam estar sempre com resfriado, na verdade, tem rinite alérgica. Esta doença se caracteriza por obstrução do nariz frequentemente, espirros repetidos e coceira no nariz, olhos, garga...

Ler mais

Publicado em: 25/04/2018 14:49:23

MEC libera resultado da isenção da taxa de inscrição do Enem 2018

O Ministério da Educação (MEC) liberou nesta segunda-feira (23) o resultado das solicitações de isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018. O período para as solicitações de isenção e apresentação de justificativa de ausência f...

Ler mais

Publicado em: 02/11/2018 13:39:50

Enem: mais de 5,5 milhões de inscritos farão

Atenção, alunos! Neste final de semana acontece a prova do Enem.Com início no próximo domingo, 4 de novembro, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 é uma prova longa que exige resistência e concentração de seus mais de 5 milhões de participantes. O Enem 2018 s...

Ler mais

Publicado em: 17/05/2017 03:00:00

Volta de Goiás: FUNVIC vence contrarrelógio por equipes

A equipe FUNVIC/Brasil Pro Cycling, de São José dos Campos, venceu a crono por equipes com 19,7 km de percurso disputada na manhã desta quarta-feira (17 de maio), na abertura da 14ª edição da Volta Ciclística de Goiás. A competição, mais uma vez disputada na região ...

Ler mais

Publicado em: 14/10/2016 03:00:00

Encerra apresentação de trabalhos do curso de Engenharia da Produção com palestras na área de energia

Encerrou na noite desta sexta-feira a apresentação de trabalhos dos alunos concluintes dos cursos de Engenharia de Produção da FUNVIC. Na ocasião, os presentes contaram com duas palestras, uma sobre “Custo energético: Gestão de Tarifas e Recuperação de Créditos de ...

Ler mais

Publicado em: 11/05/2016 03:00:00

Futsal feminino FUNVIC visita São Bernardo do Campo pelo Metropolitano

A equipe de futsal feminino de São José dos Campos, apoiada pela FUNVIC, segue muito bem na disputa da edição 2016 do Campeonato Metropolitano, competição organizada e realizada pela Federação Paulista de Futsal. Depois de uma folga na sexta rodada, o time comandado pe...

Ler mais
Update cookies preferences